Selecione o mês: Agosto / 2018

  1. Mercado de genética aprimora seleção de touros para atender à produção de carne
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    Uma das maiores fazendas de pecuária de corte do Brasil utiliza apenas reprodutores com alto desempenho selecionados pela central de inseminação Semex para a produção de carne de qualidade  

    O mercado de carnes nobres vem crescendo no Brasil e deve ganhar proporções ainda maiores nos próximos anos. Mas, para garantir carne de qualidade nas gôndolas dos supermercados, o trabalho começa antes da porteira, ou seja, nas fazendas produtoras de animais para o abate. Isso incluiu investimentos em alimentação de qualidade para o gado, sanidade e genética bovina de ponta, selecionada especialmente para resultar em animais de alto desempenho.

    Em São Miguel do Araguaia, no noroeste de Goiás, a Fazenda Nova Piratininga vem intensificando seu projeto de produção de carne de qualidade e, desde 2016, só insemina as vacas do rebanho com sêmen de touros que tenham características relacionadas à maciez e ao sabor da carne, além de bom ganho de peso. Para chegar aos reprodutores com esse perfil, a Nova Piratininga conta com o suporte técnico da Semex, maior central de inseminação artificial do mundo e fornecedora de todas as doses de sêmen da raça Angus utilizadas na estação de monta da fazenda. Recentemente, o gerente Global de Corte da Semex no Canadá, Myles Immerkar, visitou a propriedade para avaliar a qualidade e o desempenho dos primeiros bezerros nascidos das 20 mil fêmeas inseminadas com sêmen de touros da Semex.  Ele esteve acompanhado do gerente de Corte do Grupo Semex, Antonio Carlos Sciamarelli Junior, e do gerente de Marketing, Eduardo Fey. “Foi uma oportunidade para conhecer todo o sistema de produção, o rebanho, e definir as prioridades da fazenda em relação ao tipo de genética que será preciso para atingir a produção de carne de qualidade. A busca é por touros com grande potencial para fertilidade, gordura positiva, Área de Olho de Lombo (AOL), ganho de peso, crescimento, peso de carcaça e marmoreio”, explica Myles Immerkar, que voltou para o Canadá com a incumbência de selecionar touros com essas características para que a Nova Piratininga possa melhorar ainda mais os seus índices de produção.

    Com 135 mil hectares e 45 mil matrizes em idade reprodutiva, dentro de um rebanho total de 105 mil cabeças, a Nova Piratininga já utilizou sêmen de touros da Semex em duas estações de monta: a primeira ocorreu em 2016/2017 e, a segunda, em 2017/2018. Cerca de sete mil animais já chegaram à fase da desmama e estão tendo o desempenho acompanhado pelos técnicos da Semex. Essa avaliação seguirá por todas as etapas de produção (cria, recria e engorda em confinamento), finalizando no abate, quando serão verificadas características, como marmoreio e AOL, dentre outras. “Estamos avaliando desde a taxa de concepção até o ganho de peso dos produtos, separando os resultados por cada touro utilizado no projeto, para, depois, fazermos um comparativo entre eles. Com isso, saberemos se eles realmente conseguiram imprimir ao rebanho as características ligadas à produção de carne de qualidade”, diz o gerente de corte do Grupo Semex.

    Para o gerente da Nova Piratininga, José Cláudio da Silva, os primeiros resultados mostram que a seleção dos touros pela Semex foi acertada. “Conseguimos produzir bezerros bem padronizados e com excelente ganho de peso à desmama. Os índices de fertilidade também foram muito bons”, anima-se José Cláudio.

    Na primeira estação de monta, foi constatado um aumento de 3,8% no índice de prenhez em comparação à etapa do ano anterior, 2015/2016. Não há nada mais impactante na atividade pecuária do que a fertilidade do rebanho. E, para quem faz o ciclo completo, ser eficiente em todas as etapas é fundamental para ter lucro no negócio. Por isso, a Semex continuará identificando dentro da sua bateria de touros da raça Angus aqueles que se encaixam nas exigências estabelecidas pela fazenda, que é referência no mercado em produção de gado de alta qualidade e em grande volume.

    Data: 15/08/2018
  2. II Mega Encontro Internacional do Senepol terá palestra sobre manejo sustentável de bezerros
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    A programação do Mega Encontro Internacional de Senepol ainda trará uma série de lançamentos, dia de campo, leilões e degustação de carne

    A rentabilidade da pecuária de corte está diretamente ligada à eficiência produtiva do rebanho e os bons índices zootécnicos podem ser prejudicados por um manejo incorreto dos animais na fazenda. “Quando definimos estratégias de manejo para melhorar esses índices, devemos considerar que tudo começa com o nascimento do bezerro, pois os manejos realizados nos seus primeiros dias de vida têm importante impacto sobre seu desempenho futuro”, explica a pesquisadora do Grupo ETCO da UNESP, Lívia Carolina Magalhães Silva.

    As boas práticas de manejo durante os primeiros dias de vida do bezerro aumentam as chances de sobrevivência. Dados apontam que o período de maior mortalidade nesta categoria animal é dos primeiros 15 dias de vida, sendo as principais causas problemas com umbigo e diarreia. “Após o nascimento do bezerro, a primeira ação a ser realizada é a cura do umbigo. Este manejo só deve ser realizado após a formação do vínculo entre a mãe e o filhote, principalmente no caso das novilhas, pois, quando feito antes, pode resultar em abandono do bezerro”, orienta Lívia. O produtor precisa oferecer boas condições de manejo para o pleno desenvolvimento do bezerro até o desmame.

    Este assunto será debatido durante o II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol, no Parque do Camaru, em Uberlândia/MG, evento que contará com a presença de pecuaristas, estudantes e profissionais do setor vindos de vários países. No dia 2 de setembro, às 20h, no Espaço Senepol, a pesquisadora ministrará a palestra magna Manejo de crias - uma abordagem sustentável e eficiente na produção de bovinos. “Serão apresentadas algumas recomendações de boas práticas de manejo dos bezerros de corte, desde antes e logo após o nascimento, levando em conta princípios de sustentabilidade e de bem-estar animal, de forma a proporcionar melhores condições de criação, com reflexos positivos na saúde e no desempenho dos mesmos”, adianta a pesquisadora.

    Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol será realizado de 30 de agosto a 8 de setembro. A expectativa é de que sejam expostos quase 300 animais de diversos criatórios de Senepol do País. “Mais uma vez o evento promete ser uma grande vitrine para a raça e deve atrair visitantes de várias regiões do Brasil e de outras partes do mundo”, informa o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara.

    A programação do Mega Encontro Internacional de Senepol ainda trará uma série de lançamentos, dia de campo, leilões e degustação de carne. No dia 2 de setembro, a partir das 9h, acontece o Dia de Campo do Senepol Canaã, que conta com o apoio da ABCB Senepol. A partir das 20h40, o colegiado do Núcleo Feminino Senepol tomará posse com a proposta de promover eventos técnicos e projetos voltados para a capacitação da mulher que atua na pecuária.  Nos dias 3 e 4, será realizado o II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol, cuja programação conta com palestras ministradas por especialistas do setor e que serão divididas em quatro painéis: Mercado; Senepol contado em história; Pecuária eficiente no pasto; e Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol (PMGS) no prato: A visão da cadeia frigorífica/O exemplo da visão do pecuarista de sucesso/A visão necessária ao produtor/A visão da ABCB Senepol.

    Haverá, ainda, entrega de diversas premiações aos vencedores do Prêmio ABCB Senepol de Pesquisa Científica & Inovação, do Prêmio de Jornalismo, e do Prêmio para a escolha da Bandeira Senepol. Outros destaques do Seminário serão a posse da “Ala Jovem Senepol”, que terá a participação da nova geração de criadores da raça, o lançamento do Sumário de Touros 2018, do livro “Linhagens do Senepol” e da Certificação da Carne de Senepol. As inscrições para o Seminário são on-line e estão disponíveis no site do evento (www.senepol.org.br/megaencontro), assim como a sua programação completa.

    No dia 5, será realizado o projeto “Senepol Solidário - Senepol integrando com a sociedade”, oportunidade para a comunidade local de Uberlândia conhecer o universo pecuário. A partir das 20h, será realizado o 3º Leilão Senepol União. Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, a programação segue com mostra de animais, degustação de carne Senepol e noite de integração dos pecuaristas.

    Data: 14/08/2018
  3. II Mega Encontro Internacional do Senepol terá palestra sobre manejo sustentável de bezerros
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    A programação do Mega Encontro Internacional de Senepol ainda trará uma série de lançamentos, dia de campo, leilões e degustação de carne

    A rentabilidade da pecuária de corte está diretamente ligada à eficiência produtiva do rebanho e os bons índices zootécnicos podem ser prejudicados por um manejo incorreto dos animais na fazenda. “Quando definimos estratégias de manejo para melhorar esses índices, devemos considerar que tudo começa com o nascimento do bezerro, pois os manejos realizados nos seus primeiros dias de vida têm importante impacto sobre seu desempenho futuro”, explica a pesquisadora do Grupo ETCO da UNESP, Lívia Carolina Magalhães Silva.

    As boas práticas de manejo durante os primeiros dias de vida do bezerro aumentam as chances de sobrevivência. Dados apontam que o período de maior mortalidade nesta categoria animal é dos primeiros 15 dias de vida, sendo as principais causas problemas com umbigo e diarreia. “Após o nascimento do bezerro, a primeira ação a ser realizada é a cura do umbigo. Este manejo só deve ser realizado após a formação do vínculo entre a mãe e o filhote, principalmente no caso das novilhas, pois, quando feito antes, pode resultar em abandono do bezerro”, orienta Lívia. O produtor precisa oferecer boas condições de manejo para o pleno desenvolvimento do bezerro até o desmame.

    Este assunto será debatido durante o II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol, no Parque do Camaru, em Uberlândia/MG, evento que contará com a presença de pecuaristas, estudantes e profissionais do setor vindos de vários países. No dia 2 de setembro, às 20h, no Espaço Senepol, a pesquisadora ministrará a palestra magna Manejo de crias - uma abordagem sustentável e eficiente na produção de bovinos. “Serão apresentadas algumas recomendações de boas práticas de manejo dos bezerros de corte, desde antes e logo após o nascimento, levando em conta princípios de sustentabilidade e de bem-estar animal, de forma a proporcionar melhores condições de criação, com reflexos positivos na saúde e no desempenho dos mesmos”, adianta a pesquisadora.

    Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol será realizado de 30 de agosto a 8 de setembro. A expectativa é de que sejam expostos quase 300 animais de diversos criatórios de Senepol do País. “Mais uma vez o evento promete ser uma grande vitrine para a raça e deve atrair visitantes de várias regiões do Brasil e de outras partes do mundo”, informa o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara.

    A programação do Mega Encontro Internacional de Senepol ainda trará uma série de lançamentos, dia de campo, leilões e degustação de carne. No dia 2 de setembro, a partir das 9h, acontece o Dia de Campo do Senepol Canaã, que conta com o apoio da ABCB Senepol. A partir das 20h40, o colegiado do Núcleo Feminino Senepol tomará posse com a proposta de promover eventos técnicos e projetos voltados para a capacitação da mulher que atua na pecuária.  Nos dias 3 e 4, será realizado o II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol, cuja programação conta com palestras ministradas por especialistas do setor e que serão divididas em quatro painéis: Mercado; Senepol contado em história; Pecuária eficiente no pasto; e Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol (PMGS) no prato: A visão da cadeia frigorífica/O exemplo da visão do pecuarista de sucesso/A visão necessária ao produtor/A visão da ABCB Senepol.

    Haverá, ainda, entrega de diversas premiações aos vencedores do Prêmio ABCB Senepol de Pesquisa Científica & Inovação, do Prêmio de Jornalismo, e do Prêmio para a escolha da Bandeira Senepol. Outros destaques do Seminário serão a posse da “Ala Jovem Senepol”, que terá a participação da nova geração de criadores da raça, o lançamento do Sumário de Touros 2018, do livro “Linhagens do Senepol” e da Certificação da Carne de Senepol. As inscrições para o Seminário são on-line e estão disponíveis no site do evento (www.senepol.org.br/megaencontro), assim como a sua programação completa.

    No dia 5, será realizado o projeto “Senepol Solidário - Senepol integrando com a sociedade”, oportunidade para a comunidade local de Uberlândia conhecer o universo pecuário. A partir das 20h, será realizado o 3º Leilão Senepol União. Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, a programação segue com mostra de animais, degustação de carne Senepol e noite de integração dos pecuaristas.

    Data: 14/08/2018
  4. ExpoGenética 2018 terá lançamento de novos touros de raças zebuínas
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    Uma das novidades apresentadas serão as avaliações genômicas dos reprodutores 

    Os avanços genéticos das raças zebuínas serão debatidos entre os dias 18 e 26 de agosto, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2018, exposição que reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil. Como já é tradição, o evento marca o lançamento dos Sumários de Touros das raças de corte zebuínas. Também serão divulgados 13 novos touros das raças Nelore e Sindi que passam a integrar a bateria de Corte da Semex. “A procura por animais com avaliação genética cresceu muito nos últimos anos. Hoje, o pecuarista prioriza zebuínos avaliados para características de maior impacto econômico, como desempenho, ganho de peso, maior qualidade, peso de carcaça e precocidade para melhor rentabilidade do negócio. Tudo isso representa dinheiro a mais entrando no bolso do produtor”, assegura Antonio Carlos Sciamarelli Junior, gerente de Corte do Grupo Semex.

    Os novos touros contratados pela Semex são oriundos de criatórios com seleções focadas em rentabilidade e evolução genética contínua e que participam de programas de melhoramento genético. “Temos o Atol da Elge, touro com alta avaliação e que foi ATJ plus ano passado pela Embrapa Geneplus. Da Sino Agropecuária temos Biombo Mat, Bumbo Sino e Besani Mat, este que foi o número 1 do intrarrebanho da Sino. Da Genética Aditiva temos o REM Fiat e o REM F18, este com DEP genômica na ANCP de 27,16. São touros de muito equilíbrio entre as avaliações, consistência genética e características funcionais”, destaca Antonio Carlos. 

    Com a demanda crescente por touros provados, as avaliações genômicas prometem acelerar o melhoramento genético dos rebanhos. A Semex já disponibiliza avaliação genômica de alguns reprodutores da raça Nelore e a expectativa é de que esse número amplie em breve, com a incorporação da genômica pelos programas de melhoramento genético. A tecnologia genômica permite conhecer, com muito mais confiança e precocemente, o potencial genético dos animais, permitindo ao produtor tomar, com maior segurança, a decisão sobre quais animais o produtor deve reter em seu rebanho e em quais não vale a pena investir em sua criação. “Todos os touros que estamos lançando na ExpoGenética já terão os dados das provas genômicasEscolhemos a ExpoGenética para este lançamento porque esta é uma das mostras de animais avaliados mais importantes do País”, diz.

    A Casa da Semex no Parque Fernando Costa funcionará todos os dias da ExpoGenética 2018. Os visitantes poderão conhecer no local os serviços e as soluções da empresa na área de genética bovina, além de promoções especiais para o evento.

    Data: 14/08/2018
  5. GENEX promove vitrine de touros durante a ExpoGenética
    Fonte:Assessoria de Comunicação

    Reprodutores poderão ser visitados e revisados entre os dias 18 e 24 de agosto. No dia 21 haverá ainda o Desfile de Touros, com comentários técnicos detalhados de cada animal

    Entre os dias 18 e 24 de agosto, a GENEX promove a 5ª edição da Vitrine de Touros, em Uberaba (MG), no Harmonia Hotel Fazenda. O evento contará com 17 touros e progênies que representam o melhor da genética zebuína do país, disponíveis para que o produtor conheça o trabalho desenvolvido pela central. No dia 21 haverá ainda o 3º Desfile de Touros, às 15h30, momento em que cada animal é apresentado e recebe comentários da equipe técnica GENEX e do seu proprietário.

    Segundo a gerente de produto corte da GENEX, Juliana Ferragute, a empresa vem investindo muito na genética Nelore por ser a raça base da pecuária nacional. “Nossa intenção é que o público conheça os nossos touros in loco e principalmente as grandes novidades da bateria, frutos de um trabalho criterioso e crescente na genética zebu. Isso tudo agregado a um atendimento personalizado com toda a nossa equipe técnica presente”, detalha.

    O Desfile, que será comandado pela Central Leilões e é realizado em parceria com a Central Bela Vista, Minerva, Brasil com Z e a Global Gen, contará com os touros Tenor da Elge, Samurai MAT, Coronel da MN, Carajá MN, Estanho Golias,  Jagmohan COL, Ormon EAO, Jubilado IZ, Tornado MAT, Orion Bons, Baru da Elge, Ludico da Bela, Russo Cachoeirão, Imediato TUL, CIA Proton, CFM Duque e Paraguai FM, das raças Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã. Na ocasião, a GENEX estará com ofertas especiais de sêmen.

    “Para nós da GENEX, é motivo de orgulho realizar a terceira edição do Desfile, que já é marca registrada na ExpoGenética. Além de proporcionar a promoção dos principais reprodutores de nossa bateria, ele também é um ponto de encontro do que podemos chamar de “o berço da Genetica Nelore” do país, pois congrega os principais rebanhos criatórios, os programas de melhoramento genético e técnicos relacionados. Com certeza, sucesso absoluto!”, salienta o gerente de Marketing da GENEX, Daniel Carvalho.

    Paralelamente aos eventos, que fazem parte da programação oficial da 11ª ExpoGenética, a GENEX estará também com um estande na feira em parceria com a Brasil com Z, empresa de consultoria em melhoramento genético de bovinos de corte, entre os dias 18 e 26 de agosto.

    Serviço:
    Vitrine de Touros – De 18 a 24 de agosto, das 8h às 18hs.
    Desfile dos Touros – Dia 21 de agosto (terça-feira), às 15h30.
    Local - Harmonia Hotel Fazenda, BR050 km 184, Uberaba (MG).

    Data: 14/08/2018
 
 

Contato

Endereço: Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 – Quadra 11 / Lote 4 - Parque Fernando Costa
Bairro São Benedito / Uberaba-MG
Telefone: (34) 3333-1403
E-mail: asbia@asbia.org.br
Momesso Web Studio