logo-asbia

Brasil exportará carne bovina para o México após mais de uma década de negociações

O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar do México (Senasica) deu sinal verde para a importação de carne bovina brasileira proveniente de 15 estados para aquele país. A negociação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os embarques são liberados após 12 anos de negociação entre as duas nações. No total, 34 frigoríficos poderão exportar carne brasileira, com requisitos sanitários específicos.

Para Cristiano Botelho, executivo da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), essa conquista representa uma grande vitória para os pecuaristas brasileiros. “Depois de tanto tempo, esse é mais um mercado que abre as portas para a pecuária nacional. Isso é fruto de trabalho, investimento e atualização periódica das melhores práticas do setor. A pecuária brasileira cresce em bom ritmo, utilizando as melhores tecnologias disponíveis para produzir com cada vez mais qualidade”.

Santa Catarina é o único estado brasileiro que poderá exportar carne in natura resfriada ou congelada com osso aos mexicanos. Já estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e outros, só poderão exportar carne maturada e desossada – a condição é imposta pelos estados serem livres de febre aftosa com vacinação. O investimento em genética melhoradora, alimentação, sanidade animal, manejo e mão de obra faz com que mais portas se abram à pecuária brasileira, contribuindo para fortalecer a economia nacional.