logo-asbia

Cenatte Embriões e Embrapa juntam-se para o Projeto de Biópsias Embrionárias para Genotipagem de Embriões Gir e Girolando

 

Cenatte Embriões e Embrapa Gado de Leite firmam parceria estratégica em um projeto piloto de biópsias embrionárias para genotipagem de embriões das raças Gir e Girolando. Essa colaboração marca um passo importante na inovação e aprimoramento da produção de bovinos leiteiros no Brasil.

Contexto da Parceria – A Embrapa Gado de Leite identificou uma oportunidade de avanço no setor agropecuário ao propor parceria técnico-comercial com o Cenatte Embriões, que será realizada no formato de Parceria Pública Privada (PPP), vinculada à FAPEMIG, com o apoio da ABCGIL e Girolando. O objetivo principal é desenvolver inovações incrementais que aprimorem o processo de criação e seleção genômica de bovinos das raças Gir e Girolando.

A Tecnologia Proposta – O ponto central da parceria é a transferência da tecnologia de biópsias embrionárias para genotipagem de embriões das raças Gir e Girolando, desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite. Essa tecnologia oferece vantagens significativas para os criadores de bovinos leiteiros, incluindo:

Economia de tempo: não é mais necessário esperar o nascimento dos animais para a seleção genética;

Otimização de recursos: embriões não selecionados podem ser descartados, racionalizando os recursos de produção;

E público-alvo: o serviço será oferecido a produtores selecionados pelas associações de raça Gir e Girolando, com foco no melhoramento genético de seus rebanhos.

Execução do projeto – A equipe conjunta Embrapa-Cenatte, que será treinada especificamente para o projeto, realizará as biópsias em embriões no Cenatte. As amostras resultantes serão enviadas para empresas especializadas em genotipagem.

Tecnologia Avançada: A parceria traz a tecnologia de biópsias embrionárias, desenvolvida pela Embrapa juntamente com o Cenatte Embriões, que economiza tempo e otimiza recursos na criação de animais.

Resultados esperados – A Cenatte espera alcançar uma série de resultados valiosos, incluindo:

  • Capacitar dois bolsistas com potencial para iniciar serviços comerciais nesse campo;
  • Estruturar e implementar um modelo de negócios para o processo de “biópsia embrionária para genotipagem de embriões Gir e Girolando” com apoio das associações de raça;
  • Minimizar os custos de produção da tecnologia, atingindo um nível de maturidade necessário;
  • Produzir estudo econômico sobre o uso da tecnologia;
  • Produzir e distribuir materiais de divulgação científicos (artigos e resumos em congressos) e técnicos (folders e artigos de divulgação na mídia);
  • Fortalecer a imagem da Embrapa, Cenatte, associações e FAPEMIG com o setor produtivo da bovinocultura leiteira, oferecendo uma tecnologia promissora para o melhoramento genético dos animais.

 

Estratégias para disseminação dos resultados – Para garantir que os resultados do projeto alcancem a comunidade de criadores de bovinos leiteiros, serão implementadas diversas estratégias, incluindo:

  • Elaboração de um folder explicativo que destaca os benefícios e informações essenciais da tecnologia, para distribuição em visitas e reuniões das associações de raça;
  • Divulgação da avaliação econômica da adoção da tecnologia e relato de caso sobre a estruturação do modelo de negócios em eventos de reprodução e melhoramento animal, destinados a profissionais e criadores;
  • Publicação de artigos científicos, artigos técnicos (comunicados técnicos da Embrapa) e dois artigos de divulgação em mídias do setor, como as revistas Balde Branco e Leite Integral, preparados pela Embrapa Gado de Leite;
  • E promoção da aplicação da tecnologia com excelência, de modo que os primeiros clientes atendidos pelo projeto se tornem agentes de disseminação dos resultados no setor produtivo.

 

A equipe do Cenatte está ansiosa para ver como essa parceria revolucionará o setor de bovinocultura leiteira e contribuirá para o aprimoramento genético das raças Gir e Girolando.