logo-asbia

Conab projeta aumento de produção e exportação de carne bovina em 2024

Em um cenário mais atrativo do que o de 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula um importante aumento da produção e exportação de carne bovina em 2024, além de pequena elevação no fornecimento interno da proteína bovina.

Enquanto a produção das principais carnes deve crescer cerca de 3,9% – alcançando 30,9 milhões de toneladas -, a Conab estima que o Brasil produza aproximadamente 10 milhões de toneladas de carne bovina, representando alta de 5,1% quando comparado ao ano passado.

Por consequência do crescimento da produção, a Conab estima bons números para a exportação e para o fornecimento interno da proteína animal, com altas de 15,7% e 0,2%, respectivamente.

Com os dados, a expectativa é exportar 3,5 milhões de toneladas e ter 6,6 milhões de toneladas para o mercado interno. Analistas da Conab entendem que o fornecimento de bom volume de carne para o mercado interno representa sinal positivo em termos de renda e consumo, já que, juntamente com a redução dos custos de produção, o preço pode cair no varejo, elevando ainda mais a demanda.