logo-asbia

Enoch Borges Oliveira Filho é o primeiro brasileiro a receber principal prêmio de embriologia e reprodução animal

Pela primeira vez, um brasileiro foi reconhecido pela Sociedade Internacional de Tecnologia de Embriões (IETS), o “Prêmio Nobel” de embriologia e reprodução animal. O médico-veterinário, professor e pesquisador tocantinense Enoch Borges de Oliveira Filho foi agraciado em Lima, no Peru, pelo pioneirismo em seu trabalho com a fertilização in vitro (FIV). Outros 48 cientistas já receberam a nomeação, nas edições anteriores.

Oliveira Filho foi o responsável por trazer da Europa, no final da década de 1980, a técnica reprodutiva que consiste na fecundação de sêmen bovino em ovários imaturos sugados por meio de ultrassonografia, para que o feto se desenvolva em um recipiente e, após curto período de tempo, seja colocado em “barriga de aluguel” para seu desenvolvimento completo. Os primeiros embriões gerados por FIV no mundo foram produzidos em projeto liderado por Enoch nos laboratórios da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na qual foi professor titular.

“Se hoje somos um dos maiores produtores de embriões bovinos do mundo e destaque na inseminação artificial – com mais de  26 milhões de doses no mercado total, incluindo doses coletadas como prestação de serviços, comercializadas e exportadas em 2022 – devemos muito ao professor Enoch Borges de Oliveira Filho. A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) parabeniza esse grande profissional, que tem participação importantíssima na evolução da pecuária no Brasil”, destaca Cristiano Botelho, executivo da Asbia.

A técnica de FIV importada pelo médico-veterinário, que é graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado na Universidade de São Paulo (USP), permite desenvolvimento superior dos bovinos, gerando animais mais produtivos e, consequentemente, possibilitando o aumento da oferta de carne e leite em larga escala, contribuindo com a segurança alimentar de mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. “A tecnologia de ponta é uma das principais aliadas de uma pecuária forte e desenvolvida. Assim como Enoch, a Asbia está sempre ao lado dos produtores, pensado em melhorias e novas ideias que beneficiem toda a cadeia de reprodução bovina. A FIV traz diversos benefícios aos rebanhos brasileiros, como a aceleração da seleção do rebanho em características genéticas”, conclui Cristiano Botelho.