logo-asbia

MAPA promove estudo soroepidemiológico para comprovação da ausência de vírus da febre aftosa em 14 estados

Com objetivo de ampliar a área territorial reconhecida internacionalmente como zona livre de aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) está coordenando estudos soroepidemiológicos para comprovação da ausência de vírus da febre aftosa em 14 estados, de forma simultânea.

 

Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Amapá e Roraima são os estados envolvidos nos testes. Em Goiás, por exemplo, 2.800 animais passam por avaliação. Os bovinos testados são oriundos de 123 propriedades rurais previamente selecionadas, sediadas em 102 municípios de diferentes regiões.

 

As propriedades foram selecionadas de forma aleatória e recebem a notificação de fiscais estaduais agropecuários que fazem a coleta de material. Este é colhido de bovinos com 6 a 24 meses de idade e enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do MAPA, em Belém do Pará.

 

A execução desse estudo é condição obrigatória para os estados que farão parte do pleito do MAPA à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) solicitando o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Além disso, trata-se de mais segurança sanitária para a cadeia produtiva e para o serviço veterinário oficial brasileiro, tornando-se condição essencial para abertura de novos mercados.

 

O reconhecimento com a OMSA está previsto para 2025 e, com a comprovação da ausência de circulação do vírus, novos mercados que exigem a certificação para comercialização de produtos de origem animal podem começar a negociar com a pecuária brasileira.