logo-asbia

Mato Grosso abate 25,7% mais bovinos em 2023

Em 2023, Mato Grosso abateu ¹5,92 milhões de bovinos – crescimento percentual expressivo comparado a 2022: +25,7%. Seguindo essa tendência, os frigoríficos mato-grossenses também elevaram a oferta de carne bovina, com a produção de 1,64 milhão de toneladas – volume que superou recorde na série histórica do estado.

“Não há dúvidas sobre a influência do investimento em genética bovina na produção do estado. Em 2023, a pecuária do Mato Grosso inseminou 2,4 milhões de matrizes – sendo o estado líder na técnica, de acordo com o ²Index Asbia”, detalha Cristiano Botelho, executivo da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

O abate de fêmeas no MT em 2023 girou em torno de 1,5 milhão – crescimento de 45,02% quando comparado ao ano anterior. Além disso, o indicador apontou peso médio de carcaça de 277,42 quilos por cabeça – que representa pequena redução de 3,19% do que o registrado em 2022.

“É sempre importante ressaltar que estamos no fim de um ciclo de baixa na pecuária – o que justifica o expressivo abate de fêmeas e a instabilidade nos preços do boi. Esse volume mostrou que mesmo diante do cenário atual a produtividade foi extremamente relevante. Agora, imagine o que se pode colher daqui a um ano e meio ou dois anos. Esse é o momento de consolidar ainda mais os investimentos em genética para ter resultados superiores no futuro”, ressalta o executivo da ASBIA.

¹ Dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

² Informações são compiladas pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP)